Concebida pelo Engº João Mathias de Souza Filho, a Sonda Engenharia teve seu inicio em fins de 1971. Como todo início, as dificuldades foram grandes, se instalando em uma sala alugada de apenas 20m² no Setor Comercial Sul de Brasília, hoje sua sede própria com 675m² de área construída está instalada em um terreno de 4.000m² no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento do Distrito Federal.

Ainda que tenha atuado ao longo de 40 anos em outros segmentos como Recuperação e Reforço Estrutural  e Construção de Edificações Públicas, a Sonda tem suas atividades concentradas na área de Geotecnia na qual exerce uma presença marcante no mercado do Distrito Federal tendo executado prospecções, fundações e contenções em diversos estados brasileiros como Goiás, Bahia, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná se utilizando de equipamentos que acompanharam a modernidade tecnológica e com um quadro de funcionários que hoje atinge cerca de 100 colaboradores entre engenheiros, técnicos, encarregados, operadores, sondadores, auxiliares e ajudantes.

    Com foco permanente na Qualidade a Sonda se certificou no PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat e ISO 9001 no Setor de Edificações e em várias atividades geotécnicas. Sua equipe é permanentemente treinada e algumas categorias como Sondadores são reciclados em cursos desenvolvidos pelo Instituto Brasiliense de Ciência, Tecnologia e Educação com as devidas certificações.
     
    POLÍTICA DA QUALIDADE DA SONDA

    “Executar as atividades de engenharia em conformidade com as Especificações e Normas Técnicas aplicáveis, de modo a garantir a satisfação dos clientes e a melhoria contínua da qualidade.”

      Quando nos idos do final da década de 80 não era comum as empresas contribuírem com a alfabetização de seus funcionários, a Sonda montou uma escolinha em suas dependências para aqueles que não tiveram oportunidade de freqüentar as escolas convencionais;  o sucesso foi marcante tendo o programa sido abolido somente quando do ingresso nessa área pelo SECONCI-DF – Serviço Social da Construção Civil com estrutura mais adequada.

      Com a colaboração do Seconci a Sonda instala em suas dependências periodicamente um “trailer odontológico” para cuidar da saúde bucal de seus funcionários. Preocupada com o desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial entre seus funcionários, periodicamente a Sonda encaminha para o Seconci funcionários acometidos dessas doenças para tratamento com custos absorvidos pela Empresa.

        Em face das atividades geotécnicas que sabidamente são acompanhadas de elevado risco, a Sonda mantém treinamento periódico de seus funcionários conscientizando-os das necessidades de uso permanente e obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual, por meio de sua CIPA.

        Em determinados serviços como em tubulão a céu aberto em solos e rochas antes do início dos trabalhos diários é realizado um “check list” que abrange EPI’s, segurança do equipamento, estabilidade da escavação, etc. razão pela qual os índices de acidentes de trabalho na Sonda são baixíssimos o que tem proporcionado uma redução do FAP – Fator Acidentário Previdenciário da empresa.

          SCIA, quadra 11, conjunto 01, Lote 04 - Brasilia/DF - Telefone: (61) 3363 9199

          Moringa Digital - Clique e conheça